Event box

aC | dC - Tempos de Pandemia uma parceria entre as Bibliotecas IPS e o Arquivo Ephemera

aC | dC - Tempos de Pandemia uma parceria entre as Bibliotecas IPS e o Arquivo Ephemera In-Person

De 17 de abril a 30 de junho 2023 | Biblioteca ESTBarreiro/IPS

O Instituto Politécnico de Setúbal, através da sua Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), associa-se ao Arquivo Ephemera acolhendo a exposição “aC / dC – Tempos de Pandemia”, que reúne um acervo único no país de material relacionado com a COVID-19 e o seu impacto na sociedade portuguesa.

A mostra, com inauguração marcada para o próximo dia 17 de Abril, pelas 15h00, na Biblioteca da ESTBarreiro/IPS, será também uma oportunidade para assinalar a 10ª edição do curso de Licenciatura em Biotecnologia, área do saber que assumiu especial destaque na mitigação dos efeitos da pandemia.
Recorde-se que o IPS pôs em marcha, logo em Abril de 2020, um conjunto de ações para apoiar o esforço dos serviços de saúde e forças de segurança na resposta à pandemia, como é o caso dos cerca de 9 mil litros de álcool gel produzidos sob responsabilidade técnica do seu corpo docente e em parceria com a Casa Ermelinda Freitas, com a Câmara Municipal do Barreiro e as escolas do concelho. Ainda nesse ano, a instituição vê certificado o IPS COVID Lab, unidade laboratorial de testes de diagnóstico que permitiu prevenir e identificar potenciais surtos no seio da comunidade académica e que se mantém em funcionamento na ESTBarreiro/IPS, também com uma componente de investigação.

Vários materiais que documentam estas iniciativas vão assim juntar-se ao espólio reunido pelo Arquivo Ephemera desde o início da pandemia, objetos tão diversos como cartazes artesanais e institucionais alusivos à COVID-19, primeiras páginas de imprensa, autocolantes, t-shirts, material de aviso sanitário, e parte da vasta de coleção de máscaras do Ephemera, viseiras, gel, luvas, fatos cirúrgicos, kits de vacina e outra parafernália nacional e internacional. A colecção contempla ainda filmes de manifestações contra o confinamento captados pelos voluntários do Ephemera, fotografias dos períodos de confinamento ou milhares de posts que foram aparecendo nas redes sociais, relacionados com a pandemia.

Preservar a memória e equacionar a comunicação de ciência em tempos excecionais são objetivos desta exposição, que estará patente até 30 de Junho, documentando um mundo que mudou com o impacto deste novo vírus, ao ponto de se poder falar de um  aC/dC – um antes e um depois da COVID-19.

Data:
30/06/2023
Hora:
Evento de Dia Inteiro
Time Zone:
UK, Ireland, Lisbon Time (change)
Biblioteca:
Biblioteca ESTBarreiro
Campi Instituto Politécnico de setúbal:
IPS Barreiro
Opções:
  Exposições  

Organizador do Evento

Bibliotecas IPS

Eventos Similares...